13 janeiro 2012

Violência no Namoro!




A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, acaba de lançar a campanha "Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece", promovida pela APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.




A violência no namoro é um ato de violência, pontual ou contínua, cometida por um dos parceiros numa relação amorosa. Acontece quando um dos parceiros exerce poder e controlo sobre o outro com vista a conseguir o que pretende.

Estudos recentes realizados em Portugal revelam que a violência nas relações afectivas é cada vez mais precoce. Um em cada quatro jovens em Portugal já foi vítima de violência no namoro. 

Em geral, vítimas e agressores não percebem que a violência não é “aceitável”. Muitos jovens “toleram” e chegam a “desculpabilizar” a violência: “Só fez aquilo porque estava descontrolado, perdeu a cabeça” ou “tem medo de a/o perder”. São afirmações recorrentes.
A violência sexual no namoro também nem sequer é reconhecida como tal.

Numa relação saudável nenhum dos dois manda no outro e ambos mostram afectos, respeito e apoio mútuo. É normal que entre um casal de namorados surjam alguns conflitos, mas é importante diferencia-los das situações de violência. Os conflitos surgem em diversas ocasiões e resolvem-se através do diálogo e da procura conjunta de soluções. Não há que temer os conflitos, pois eles ajudam a construir uma relação saudável a dois.

É por isso importante distinguir um conflito de uma situação de violência, uma vez que esta tende a ocorrer de forma repetida e a agravar-se com o passar do tempo. Numa situação de violência, um dos membros do casal tenta exercer poder e controlo sobre o outro, não respeitando as suas ideias e opiniões.

Ao princípio, quando ele/a apresenta um comportamento violento, pensas que teve um “mau dia”, que tem problemas com os pais ou na escola…mas que continua a gostar de ti, apesar de te tratar mal! Estes problemas costumam  prolongar-se indefinidamente e piorar com o tempo. Deves manter-te alerta!

Muitas vezes aceitamos estar em relações violentas (e também toleramos que elas ocorram entre outros casais de namorados!), porque acreditamos em certas “crenças e mitos”, que condicionam os nossos comportamentos e escolhas, apesar de não corresponderem à realidade.

GOSTAR NÃO É CONTROLAR!
CIÚMES NÃO SÃO AMOR!
QUEM AMA CONFIA E RESPEITA!
DIZ NÃO HÁ VIOLÊNCIA NO NAMORO!


A violência no namoro é identificada através de maus tratos físicos e psicológicos, abusos e violências sexuais, intimidações e humilhações. É causada normalmente por ciúmes possessivos, perturbações psicológicas, uso de álcool e drogas.

Consequências da violência no namoro:

Perda de apetite;
Nódoas negras no corpo e/ou no rosto;
Nervosismo;
Tristeza;
Ansiedade;
Sentimentos de culpa;
Baixa auto-estima;
Depressão;
Isolamento;
Gravidez indesejada;
Doenças sexualmente transmissíveis;
Baixo rendimento escolar ou abandono escolar;
Suicídio:

 A violência no namoro é considerada um crime público punível por lei e integra-se no quadro legal da violência doméstica.

Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica - Serviço telefónico de informação gratuito, anónimo e confidencial, através do número 800 202 148, disponível 24 horas por dia.
APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) proporciona apoio jurídico, psicológico e social às vítimas de crime e a seus familiares. - 707 20 00 77





À atenção dos jovens, dos pais e dos professores!


Sem comentários:

Enviar um comentário