26 janeiro 2012

Ilusões de Óptica


Nem tudo o que parece é! Certas imagens são criadas propositadamente para confundir o cérebro, ou seja, a visão humana é enganada através de um desenho ou imagem. Isto é ilusão de óptica!

Uma das ilusões de óptica mais conhecida é a criada pelo cartunista W. E. Hill. Esta é uma ilusão de duplo sentido: olhando para a imagem pode ver-se quer uma mulher jovem, de costas, olhando ao longe, quer uma idosa, de frente, olhando para baixo. Olhe com atenção e tente ver as duas mulheres. 




No triângulo de Kanizsa a imagem, um triângulo equilátero branco é percebido, mas de facto nenhum é desenhado. 




Lilac chaser é uma ilusão visual também conhecida como a ilusão Pac Man. Quando se fixa a cruz primeiro vê-se uma falha surgindo entre os círculos com um círculo verde correndo ao redor e então todos os pontos desaparecem e apenas o disco verde circula no fundo cinza por alguns instantes até tudo recomeçar.




O cubo de Necker é um desenho tipo aramado ambíguo de um cubo em perspectiva isométrica (os lados paralelos do cubo são desenhados como linhas paralelas na figura). Qual a imagem que está à frente e qual está atrás? Isso significa que ela pode ser interpretada de duas maneiras diferentes. Quando uma pessoa olha fixamente para a imagem ela irá frequentemente parecer mudar entre as duas interpretações válidas (o que é chamado de percepção multiplamente estável).



As linhas longas estão paralelas? Nesta imagem as linhas pretas parecem não estar paralelas, mas elas estão. As linhas mais curtas formam um ângulo que ajuda a criar a impressão de que uma ponta das linhas longas está mais próxima para nós do que a outra através de uma ilusão de profundidade.(Ilusão Zollner)




Ilusão de Óptica da Pintura de Monalisa onde a personagem é composta por animais e outras formas de rostos ao fundo.



Outras ilusões de óptica:




























Sem comentários:

Enviar um comentário