28 janeiro 2012

Faz hoje anos ... falecimento de Teófilo Braga




A 28 de Janeiro de 1924, morre, em Lisboa, Joaquim Teófilo Fernandes Braga, político, professor, escritor e ensaísta português.  

Teófilo Braga nasceu a 24 de Fevereiro de 1843, em Ponta Delgada, Açores. A morte da mãe, quando tinha apenas 3 anos de idade, e a má relação com a madrasta, vão marcar o seu temperamento. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e fixa-se em Lisboa em 1872, onde lecciona literatura no Curso Superior de Letras (actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).  

Foi um dos mais importantes autores da segunda metade do século XIX e inícios do século XX, a quem Ramalho Ortigão se referiu como "o trabalho de uma geração inteira empreendido no cérebro de um só homem", tendo deixado uma importante obra nos domínios da poesia, da história literária, da teoria da literatura, da ficção e da tradução.




Depois de ter presidido ao Governo Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da 1.ª República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de Maio e 4 de Agosto de 1915.



Em 1868, casou com Maria do Carmo Xavier de quem teve três filhos. Tanto a sua esposa como os filhos faleceram muito jovens. Faleceu no seu gabinete de trabalho em 28 de Janeiro de 1924. 

Sem comentários:

Enviar um comentário