13 janeiro 2012

Sexta-feira 13





Hoje é sexta-feira, dia 13!


O número treze, por si só, é considerado um sinal de infortúnio e a sexta-feira, o dia de azar da semana, ora quando associados obtemos uma sexta-feira treze o dia de azar por excelência!!!
Na numerologia e contrariamente ao número 12 (coeso, perfeiro, que estrutura) o número 13 está ligado à ruptura, à imperfeição, à ideia do desconhecido, da má sorte!!
O número 13 assume um significado negativo na crença popular, significando o fim e até mesmo a morte!!

São muitas as superstições associadas à sexta-feira 13 e a sua origem tem várias explicações. São três as explicações mais conhecidas, mas a mais forte delas tem a sua raiz na crença católica. A mais forte delas seria o facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos. 

Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
  
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.   




Sem comentários:

Enviar um comentário