27 janeiro 2012

Faz hoje anos ... nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart




Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 27 de janeiro de 1756. Batizado como Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, "viu" posteriormente o seu pai mudar 'Wolfgangus' para 'Wolfgang'; 'Theophilus' para 'Amadeus' (amor a Deus), e cortar o 'Johannes Chrysostomus'.


Casa onde nasceu Mozart

Mozart foi um dos maiores compositores de música erudita de todos os tempos. Autodidata, começou aos 5 anos a escrever pequenos duetos e composições para piano, que apresentava à realeza da Europa, maravilhando todos com o seu talento precoce. Aos seis anos, foi convidado a tocar perante a imperatriz da Aústria. O pai, apercebendo-se do talento do filho e da possibilidade de com ele trazer proventos até então inacessíveis à família, decidiu partir numa digressão que os levou a Paris e a Londres. A genialidade precoce de Mozart espantou audiências, sendo-lhe concedido o privilégio de tocar para as famílias reais de França e Inglaterra. 

Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo. . 

Em 1782 casa, contra a vontade do pai, com Constanze Weber. 




Apesar de fazer sucesso em muitas capitais da Europa, Mozart não gozava de muito prestígio em Viena, onde vivia. Por isso, a sua situação financeira agravou-se, assim como a sua saúde.

Os seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além do seu Requiem.



Mozart compôs ao todo 626 obras, considerando 41 sinfonias, centenas de concertos, sonatas, músicas sacras e de câmara, além de 13 óperas. Entre as de maior destaque estão, “As Bodas de Fígaro”, “Don Giovanni”, “A clemência de Tito” e “A flauta Mágica”. A sua produção foi louvada por todos os críticos da sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu a sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.

Em 1791 compôs as suas duas últimas óperas: A Flauta Mágica e A Clemência de Tito, seu último concerto para piano. Na primavera desse ano, recebe a encomenda de um Réquiem. Contudo, trabalhando noutros projetos e devido aos problemas de saúde, a obra ficou inacabada. Há uma lenda que diz que o Réquiem estaria sendo composto para tocar na sua própria missa de sétimo dia.

É considerado um dos maiores génios da música clássica e um dos compositores mais populares em concertos sinfónicos  no mundo inteiro. 

Morreu no dia 5 de dezembro de 1791 e foi enterrado numa vala comum de Viena. As circunstâncias da sua morte prematura deram origem a diversas lendas. A sua morte por doença levantou alguma polémica sobre um hipotético envenenamento. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Algumas das suas principais obras:








Aqui ficam alguns recursos interessantes sobre a vida e obra de Mozart.


http://www.studio-mozart.com/mozart/index.htm




Sem comentários:

Enviar um comentário