25 março 2012

Tangram


 

Não se conhece ao certo a origem do tangram, a data de criação ou sequer o seu inventor. Conta-se que um dia, na China à 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado quando o deixou cair ao chão, partindo-se em sete bocados. Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter, construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor. 

Assim se pensa ter aparecido o conhecido puzzle (quebra-cabeças) chinês. O Tangram é, talvez, o mais antigo puzzle já inventado pelo homem e certamente um dos mais engenhosos. Desde então, são criados tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal.






Um tangran é formado por sete polígonos muito simples - um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos rectângulos isósceles de diferentes tamanhos (dois grandes, um médio e dois pequenos).





A partir de 7 peças  apenas (também conhecidas por tans),  é possível criar imensas figuras. O objectivo deste jogo é, dada uma imagem, construir uma figura semelhante utilizando todas (e apenas) as peças do puzzle sem sobreposição.


A imagem dada é designada por imagem sombra, e não tem marcados os contornos interiores da contrução. A imagem com os contornos interiores é a imagem solução. 








Para obter um Tangram basta decompor um quadrado tal como mostra a figura:


Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria.
A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objectos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mística deste jogo.

Aqui ficam alguns vídeos interessantes sobre o Tangram.










Hoje em dia são cada vez mais as soluções inovadoras encontradas, inspiradas no Tangram ... 



Sem comentários:

Enviar um comentário