16 março 2012

Dia Mundial do Sono

Hoje é o Dia Mundial do Sono! O objetivo da data é aumentar a consciência do sono como um privilégio humano que muitas vezes é comprometido pelos hábitos da vida moderna.

"A pior coisa do mundo é tentar dormir e não conseguir", dizia o escritor F. Scott Fitzgerald. 




O sono é fundamental na vida de todos nós! Dormir não é um luxo, mas uma necessidade fisiológica. 

Os problemas do sono atingem aproximadamente metade da população mundial. As doenças do sono, incluindo insónia, síndrome das pernas inquietas e privação do sono, resultam na perda de qualidade do sono que podem levar a inúmeros problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, aumento de peso e diabetes. Além disso, o sono insuficiente pode levar a falta de atenção, concentração reduzida, diminuição da produtividade no trabalho, baixo rendimento escolar e maior risco acidentes de trânsito. O nosso equilíbrio físico e emocional depende em muito desta função

Quando dormimos à noite, o corpo passa por uma série de ciclos do sono. O adulto médio passa por 4 a 5 ciclos completos do sono num período de 8 horas. 




De quantas horas de sono necessitamos?

A necessidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa e situa-se entre as quatro e onze horas por noite. Cerca de 10% da população sente-se bem com 6,5 horas de sono por noite e quase 15% tem necessidade de mais de nove horas de sono. As crianças necessitam, normalmente, de dormir um pouco mais do que os adultos, ao passo que, com os idosos, sucede o oposto. 

Dez mandamentos da higiene do sono para adultos: 
   
- Estabeleça um horário regular para se deitar e acordar. 
- Se tem o hábito de fazer a sesta, não exceda os 45 minutos de sono diurno.  
- Evite beber álcool antes de se deitar. E não fume. 
- Evite a ingestão de cafeína durante a tarde ou a noite. O mesmo é dizer: evite o café, chá, muitos dos refrigerantes existentes e o chocolate. 
- Evite alimentos pesados, picantes ou açucarados antes de ir dormir.  
- Faça exercício com regularidade, mas não imediatamente antes de se deitar. 
- Use roupa de cama confortável e convidativa. 
- Mantenha o quarto bem ventilado e com uma temperatura amena. 
- Evite todos os ruídos que o possam perturbar e elimine o máximo de luz possível. 
- Reserve a cama para dormir, evite usá-la para trabalhar ou ver televisão. 

E se quiser saber qual é a qualidade do seu sono, faça um teste no site da Associação Portuguesa de Sono.

Quanto às crianças em idade escolar, altura em que se começa a sentir mais a falta de sono, aquelas necessitam de dormir entre 9 e 12 horas. Um descanso nocturno desadequado às suas necessidades poderá vir a trazer problemas na escola, relacionados com a falta de atenção ou uma maior irritabilidade/agitação ou ainda ser causador de sonolência.

Pode acontecer que as crianças protestem por se deitarem mais cedo que os pais e mesmo que os seus colegas e amigos. Nestes casos, é importante referir que as pessoas têm diferentes necessidades de sono, diferentes horários de acordo com as suas necessidades e que manter os mesmos hábitos é saudável.

O tempo de preparação que antecede o acto de dormir deve ser um período especial, no qual os pais transmitem afecto, segurança e firmeza. 

É também importante, e sem nunca recorrer a ameaças, manter as mesmas rotinas, assegurando que a criança vai para a cama à mesma hora todos os dias. Dependendo das idades em questão, estas rotinas podem incluir arrumar os brinquedos, uma refeição ligeira (por exemplo, um copo de leite) ou contar uma história. Manter os mesmos hábitos é uma boa estratégia; as crianças gostam e precisam de rotinas.

Os bons hábitos para dormir não aconselham que as crianças vejam televisão em demasia, nem que no seu quarto existam uma televisão, jogos de vídeo, computadores ou ligação à Internet.

Perto da hora de dormir não devem ser consumidas bebidas açucaradas ou com cafeína. Antes de dormir aconselha-se ainda a diminuição progressiva da intensidade das luzes. E, chegada a hora de as apagar, é tempo de descansar e dormir!

 Alguns vídeos de campanhas de sensibilização sobre esta problemática.





Um pouco de humor.



Sem comentários:

Enviar um comentário