28 março 2012

Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes

A propósito dos moinhos de vento lembrei-me de uma das principais obras de ficção mundiais e que me despertou a vontade de a ler (é inadmissível mas de facto ainda não a li!) ... 



Dom Quixote de La Mancha é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616) e a primeira edição foi publicada em Madrid no ano de 1605. É considerada a grande criação de Cervantes e um dos expoentes máximos da literatura espanhola. 




O livro parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade na época e que, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, o protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria. A história é apresentada sob a forma de novela realista.

Ao longo dos anos foram muitas as versões editadas, para todas as idades, e com ilustrações lindíssimas.








Têm sido também muitos os pintores que têm "retratado" a obra. Aqui ficam 2 exemplos


"Quixote" - Cesar Villela

Obra de Rogério Dias
A televisão e o cinema também ajudaram a dar visibilidade a esta obra ... 






Um pouco de humor!


Sem comentários:

Enviar um comentário