30 março 2012

Aquecimento Global



O Aquecimento Global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra e que ocorre desde meados do século XX.

Este aquecimento deve-se ao aumento do «efeito de estufa», devido aos gases lançados para a atmosfera (o metano, o óxido de azoto, CFC's e Dióxido de Carbono) que influenciam o dispersar do calor proveniente dos raios solares.




As previsões apontam para que, até 2100, a temperatura aumente entre 1 e 6 graus centígrados e o nível do mar consequentemente também devido ao derretimento dos glaciares, mesmo que os níveis de gases de «efeito de estufa» não aumentem.  








Já estão em prática alguns planos para o combate ao aquecimento global, sendo o mais conhecido o Protocolo de Quioto, assinado por inúmeras nações desde 1997. O protocolo visa o compromisso dos países para a redução de emissões de gases com «efeito de estufa» e a cooperação entre as nações para essa diminuição.

São muitas e graves as consequências do aquecimento global! Aqui ficam algumas: 

- Aumento do nível do mar, com o derretimento dos glaciares e a provável submersão de cidades ou mesmo países. 

- A desertificação no seu sentido literal ou o aparecimento de novos desertos, com o desequilíbrio de ecossistemas devido ao aumento da temperatura, levando à morte de várias espécies animais e vegetais. (Muitos cientistas lembram que o deserto do Saara foi em tempos uma floresta maior que a Amazónia.)

- O aumento de catástrofes naturais, como tufões e ciclones, devido a uma maior evaporação da água dos oceanos. 

- O aparecimento de ondas de calor em locais até então amenos. 

O aquecimento global explicado aos mais jovens.




Já é tempo de parar com a destruição da Terra. Aqui ficam algumas imagens para recordarmos o quanto bonito e único é o planeta em que vivemos.






Sem comentários:

Enviar um comentário