O euro é actualmente a moeda única de 17 Estados-Membros da União Europeia, que em conjunto formam a zona euro. A introdução do euro, em 1 de Janeiro de 1999, representou um passo muito importante no processo da integração europeia e constitui também um dos seus maiores êxitos: cerca de 330 milhões de cidadãos da União Europeia utilizam-no actualmente como moeda e usufruem de vantagens que continuarão a aumentar à medida que outros países da União Europeia forem adoptando a moeda única.
O símbolo do Euro é da autoria de chefe da missão da União Europeia Jean-Pierre Malivoir, um Francês que o criou e desenhou..
O símbolo, possui algumas similaridades com os de outras unidades monetárias - o dólar, o yen e a libra esterlina. O Malivoir tentou incorporar estas parecenças entre todos os símbolos, e incorporou-as na letra grega épsilon de modo a criar um "E" que representa toda a Europa.
O símbolo do Euro foi inspirado na letra grega épsilon, lembrando tempos clássicos e o berço da civilização Europeia. As duas linhas paralelas indicam a estabilidade do euro.
A abreviatura oficial para o euro é EUR e foi registada na ISO (International Organization for Standardization).
Sem comentários:
Enviar um comentário