24 fevereiro 2012

Wassily Kandinsky










Wassily Kandinsky nasceu no dia 4 de Dezembro de 1866, em Moscovo. Após o divórcio dos pais a tia encarrega-se da sua educação. 
Entre 1876 a 1885, Kandinsky recebe as primeiras aulas de desenho e música e em 1886 começa os estudos de Direito e Economia na Universidade de Moscovo. Em 1892 termina os estudos universitários com licenciatura em Direito. 
Casa-se neste mesmo ano com a sua prima Anya Chimiakin, de quem se separa posteriormente, e torna-se assistente da Universidade de Moscovo em 1893. 
Mais tarde muda-se para Munique onde inicia os seus estudos artísticos. Na Academia de Arte de Munique tem como colega Paul Klee, de quem se torna grande amigo. 
Em 1900 realiza a sua primeira exposição no "Salão do Outono", em Paris, e em 1909, funda a "Nova Associação dos Artistas de Munique". 
Quando inicia a 1ª Guerra Mundial foge com Gabriele Münter para a Suiça e, posteriormente, para a Rússia.
Em 1917, casa-se com Nina Andreevsky, filha de um general. 
No ano de 1922, muda-se para Weimar e inicia a actividade na Bauhaus e em 1923 produz a primeira exposição individual em Nova Iorque. Neste mesmo ano, muda-se de Bauhaus para Dessau e funda a Sociedade Kandinsky em 1925.
Em Munique, é publicado o segundo trabalho teórico importante de Kandinsky "Ponto e Linha em Relação à Superfície", durante 1926.
Em Março de 1928, adquire a nacionalidade alemã.
Em 1929, tem a primeira exposição individual de aguarelas e desenhos em Paris, na Galeria Zack.
No final de 1933 muda-se novamente para França.
Em 1934, contata com o grupo "Abstraction-Création" e expõe na Galerie des Cahiers d'Art. Encontra-se, entre outros, com Joan Miró e Piet Mondrian. Participa nas exposições "Abstract and Concrete" (Londres) e "Cubism and Abstract Art" em Nova Iorque. 
Cinquenta e sete das suas obras são apreendidas de museus alemães.
Kandinsky e a esposa adquirem à nacionalidade francesa.
Expõe pela ultima vez na galeria L'Esquisse, em Paris, no ano de 1944. 
Em 15 de Dezembro de 1944, morre de arteriosclerose, em Neuilly-sur-Seine, aos 78 anos de idade.



O seu interesse pela cor está presente desde o início da sua carreira e pode observar-se nas suas primeiras obras a influência de movimentos como o Pós-impressionismo ou o Fauvismo. Entretanto terá constatado que a representação de objetos nas suas pinturas tinha um "papel" secundário e inclusivamente prejudicial e que a beleza das suas obras residia na riqueza cromática e na simplicidade das formas.

 Esta descoberta levou-o a uma experimentação continuada que culminou, no final de 1910, com a conquista definitiva da abstracção.

Entre 1910 e 1914 Kandinsky pintou inúmeras obras que agrupou em 3 categorias: as impressões, inspiradas na natureza; as improvisações, expressão de emoções interiores; e as composições, que traduziam, com rigor, o seu lado intuitivo. Estes quadros caracterizam-se pela articulação de grossas linhas negras com cores vivas.

Influenciado pela Bauhaus, a sua obra registou uma mudança para uma maior estruturação, tanto compositiva como formal, a que chamou período arquitectural, a que se seguiu outro período em que experimentou os traços circulares e concêntricos. 

Aqui ficam algumas das suas principais obras:































A beleza da sua obra encontra-se "retratada" em muitos vídeos. Aqui ficam alguns muito interessantes.














Aqui pode encontrar outro vídeo muito interessante.


São também muitos os sites dedicados a este pintor. Aqui ficam alguns:

http://www.ricci-arte.biz/pt/Wassily-Kandinsky.htm

http://unrinconparaelarte.blogspot.com/2010/09/wassily-kandinsky.html

http://www.nga.gov/kids/kandinsky/kandinsky1.htm

http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/linhas.htm

 Um quadro para "reproduzir".





Sem comentários:

Enviar um comentário