06 fevereiro 2012

Museu do Prado descobriu cópia de Mona Lisa




Os conservadores do arquivo do Museu do Prado, em Madrid, encontraram há meses uma cópia do quadro mais famoso de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa, ou 'La Gioconda ', que terá sido pintado por um dos seus pupilos. 

A descoberta, que está a ser considerada uma das mais importantes da História da Arte, foi feita na pinacoteca do museu e confirmada depois de vários meses de análises. Os especialistas do Prado dedicaram vários meses a estudar, limpar e retirar o verniz escuro que cobria o quadro.
 
Durante anos a obra foi considerada simplesmente uma simples cópia, mas os especialistas sugerem agora que foi pintada ao mesmo tempo que Da Vinci pintava o original no seu estúdio em Florença e que se encontra no Museu do Louvre, em Paris.

Segundo a imprensa especializada, incluindo o 'The Art Newspaper', e alguma imprensa internacional, a obra terá sido pintada por Andrea Salai - que mais tarde seria amante de Da Vinci - ou por Francesco Melzi. Ambos estavam entre os pupilos favoritos do mestre italiano.

Fonte: Jornal de Notícias (1.2.2012)








Sem comentários:

Enviar um comentário