11 fevereiro 2012

Daniel Pearl Foundation




O correspondente da SIC em Israel, Henrique Cymerman, venceu em 2012 o Daniel Pearl Awards, pelo seu trabalho de jornalismo de investigação. Trata-se do primeiro jornalista português a receber esta distinção atribuído pela Fundação que homenageia o jornalista americano assassinado no Paquistão em 2002.    


O Prémio Daniel Pearl é atribuído pela Anti-Defamation League e premeia os profissionais cuja investigação envolva, pelo menos, dois países distintos e um tema de grande importância internacional.



Filho de um português e de uma espanhola, Henrique Cymerman é natural do Porto e vive em Israel, onde é correspondente de vários orgãos de comunicação, como a SIC, o jornal Expresso, o jornal espanhol La Vanguardia e a televisão espanhola Antena 3 . Ao longo da sua carreira, tem recebido vários prémios, entre os quais Jornalista do Ano em Espanha (2009), Prémio dos Repórteres sem Fronteiras e da UNESCO (2010). Uma das entrevistas mais marcantes da carreira do jornalista português foi a que fez a Yitzhak Rabin, Prémio Nobel da Paz em 1994. A entrevista foi feita precisamente 24 horas antes de Rabin ser assassinado, em 1995, e foi a última entrevista dada pelo ex-líder israelita. 


Veja aqui o vídeo da cerimónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário