Não se conhece ao certo a origem do tangram, a data de criação ou sequer o seu inventor. Conta-se que um dia, na China à 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado quando o deixou cair ao chão, partindo-se em sete bocados. Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter, construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor.
Assim se pensa ter aparecido o conhecido puzzle (quebra-cabeças) chinês. O Tangram é, talvez, o mais antigo puzzle já inventado pelo homem e certamente um dos mais engenhosos. Desde então, são criados tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal.
Um tangran é formado por sete polígonos muito simples - um quadrado, um paralelogramo e cinco triângulos rectângulos isósceles de diferentes tamanhos (dois grandes, um médio e dois pequenos).
A partir de 7 peças apenas (também conhecidas por tans), é possível criar imensas figuras. O objectivo deste jogo é, dada uma imagem, construir uma figura semelhante utilizando todas (e apenas) as peças do puzzle sem sobreposição.
A imagem dada é designada por imagem sombra, e não tem marcados os contornos interiores da contrução. A imagem com os contornos interiores é a imagem solução.
Para obter um Tangram basta decompor um quadrado tal como mostra a figura:
Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria.
A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objectos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mística deste jogo.Aqui ficam alguns vídeos interessantes sobre o Tangram.
Hoje em dia são cada vez mais as soluções inovadoras encontradas, inspiradas no Tangram ...
Sem comentários:
Enviar um comentário