Pieter Cornelis Mondrian, mais conhecido por Piet Mondrian, nasceu em Amersfoort (Holanda) a 7 de Março de 1872 e morreu em Nova Iorque a 1 de Fevereiro de 1944. Fundou o movimento artístico Neoplasticismo e é considerado o pai da Arte Abstracta. Os seus trabalhos mais conhecidos são os quadrados coloridos, agrupados assimetricamente, com blocos segmentados de linhas rectas e cores primárias.
Embarcou na carreira artística apesar de todas as objecções da sua família. Estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdão e depois começou a pintar. Os seus primeiros trabalhos, influenciados pela impressionismo e pelo naturalismo, eram, na sua grande maioria, pinturas de calmas paisagens enveredando depois por um estilo cada vez mais abstracto, influenciado pelos pintores cubistas.
Tentou fundamentar a sua estética numa base teórica, chamando-lhe neo-plasticismo. A tela Composição em Vermelho, Amarelo e Azul (1927) é um exemplo do seu estilo radicalmente abstracionista. A composição reduz-se a traços horizontais e verticais, a preto e branco e nas três cores primárias. Mondrian apenas se interessava pela "pura realidade" expressa nas relações entre os elementos presentes, sem que estes aludissem a algo exterior ao quadro.
Morreu de pneumonia, deixando por concluir a sua ultima obra “Victory Boogie-Woogie”.
Alguns vídeos muito interessantes sobre a vida e obra do pintor.
Sem comentários:
Enviar um comentário