06 abril 2012

O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry




O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, foi escrito em 1943 e até hoje foi traduzido em mais de 200 línguas e dialetos (incluindo o Mirandês), sendo hoje o livro mais traduzido depois da Bíblia. A sua história assenta numa mensagem de amor, amizade e fraternidade entre os homens. 




A história é conduzida por um narrador, um piloto que tenta desesperadamente reparar o seu avião avariado em pleno deserto do Sahara. Num dia aparece um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha  ... Assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador…




Antoine de Saint-Exupéry nasceu em França em 1900. Fez o serviço militar em Estrasburgo, onde obtém um brevet de aviação. O seu primeiro conto, L'Aviateur é publicado em 1926 e, dois anos depois, escreve Courrier Sud, depois adaptado ao cinema. Foi repórter na Guerra Civil Espanhola em 1937, e mobilizado como capitão em 1939. Desmobilizado no ano seguinte, passa um mês em Lisboa, de onde parte para Nova Iorque. Em 1942 publica Piloto de Guerra, que rapidamente se torna um best-seller e em 1943 escreve Le Petit Prince (O Principezinho). É promovido a comandante mas restringem-lhe os voos devido à idade. Em 1944, com a 2.ª Guerra Mundial quase a terminar, é dado como desaparecido no dia 31 de Julho. Depois de ter descolado nessa manhã, desapareceu numa derradeira missão sem regresso. Não se sabe ao certo o local da queda do avião que pilotava.

Este best-seller foi recreado em cinema, espetáculos musicais, desenhos animados, banda desenhada, audio-books, etc. Aqui ficam alguns exemplos. 


















Sem comentários:

Enviar um comentário