01 maio 2012

Dia Mundial do Trabalhador





Assinala-se, hoje, o Dia do Trabalhador. Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador.

A origem deste dia remonta ao séc. XIX, quando os trabalhadores chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde. Começaram então a surgir alguns movimentos que propunham reformas (mudanças na sociedade) e defendiam a diminuição do horário de trabalho. 

Foi com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas, numa greve geral, para protestar contra as suas más condições de trabalho. A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos. Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.

Quatro dias depois, houve uma nova manifestação pela redução do horário de trabalho e melhores condições. Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca! Dois anos depois, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.

Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário e melhores condições de trabalho. A data escolhida foi o 1.º de Maio como homenagem às lutas sindicais de Chicago, passando a ser o Dia do Trabalhador.

Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias! 

Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, que reprimia a sua comemoração, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o 1.º de Maio e este passou a ser feriado. 

Na época em que vivemos e em que em nome da crise e da necessidade de se manter e criar emprego se põem em causa os direitos dos trabalhadores é preciso lutar pela sua defesa. Se aos trabalhadores se exige dedicação, empenho, motivação e produtividade, aos dirigentes e empresários exige-se, além de tudo o resto, respeito, ética e que coloquem acima dos seus interesses o interesse comum ...

 Feliz Dia do Trabalhador!



Um pouco de humor em torno deste dia!









 O 1.º de Maio "visto" de outra forma!





A Higiene e Segurança no Trabalho é um aspeto essencial no dia-a- dia de um trabalhador e uma temática obrigatória a abordar nas disciplinas ditas artísticas e tecnológicas. Aqui ficam 2 vídeos!





"O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra" (Aristóteles)

Sem comentários:

Enviar um comentário